Maior usina nuclear da Ucrânia fica sem energia; Kiev culpa ataques russos por blecaute
A usina nuclear de Zaporizhzhia enfrenta uma crise de energia externa, levantando preocupações sobre a segurança nuclear na região. A Ucrânia atribui o blecaute a bombardeios russos, aumentando os riscos de um acidente catastrófico.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que todas as linhas de energia externa da usina nuclear de Zaporizhzhia estão sem funcionamento.
A Ucrânia atribui o blecaute à Rússia, afirmando que bombardeios cortaram a última linha de energia. Mesmo fora de operação, a usina requer energia constante para o resfriamento do combustível nuclear.
A AIEA alertou para o risco de um acidente catastrófico, já que a planta está próxima à linha de frente dos combates.
Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA, comunicou que a usina perdeu toda a energia externa pela nona vez desde o início do conflito, agora dependendo de geradores a diesel de emergência.
A gestão russa da usina não comentou inicialmente a causa do corte, mas afirmou que o equipamento está seguro. O ministro de Energia da Ucrânia, German Galuschenko, declarou que um ataque russo foi o responsável pelo incidente, atingindo a linha de energia que conecta a usina ao sistema de energia da Ucrânia.