Maduro incentiva venezuelanos a votar nas eleições municipais: 'Dia de festa e paz'
Maduro convoca a população a participar das eleições municipais, enquanto a oposição critica a legitimidade do processo. O pleito inclui a escolha de 335 prefeitos e a Consulta Popular Nacional da Juventude, em meio a um cenário de desconfiança internacional.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou neste domingo os cidadãos a votarem nas eleições municipais, que incluem a escolha de 335 prefeitos em todo o país. Essa votação é rejeitada pelo maior grupo da oposição.
“O chamado é para votar! Hoje, 27 de julho, o povo exerce sua democracia direta”, declarou Maduro em sua conta no Telegram. A votação ocorre das 6h às 18h (horário local).
Serão eleitos 2.806 cargos neste domingo: 335 prefeitos e 2.471 vereadores. A consulta popular promovida pelo chavismo selecionará 5.336 projetos comunitários financiados pelo governo.
Estas eleições acontecem um dia antes do aniversário da controversa reeleição de Maduro, considerada "fraudulenta" por vários países e pela Plataforma Unitária Democrática (PUD).
A líder oposicionista María Corina Machado afirmou que o chavismo ficará sozinho nas eleições, como ocorreu anteriormente. Contudo, um pequeno grupo da oposição decidiu participar, visando reeleição.
Recentemente, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamou o partido governista vencedor em 23 dos 24 governos estaduais e em 253 das 285 cadeiras da Assembleia Nacional.