Lula volta ao Brasil nesta 5ª; soma 97 dias fora desde 2023
Lula intensifica presença internacional com viagem à Honduras, onde participou da cúpula da Celac. O presidente aborda questões de comércio e expressa apoio à candidatura feminina na ONU.
Desde que assumiu seu 3º mandato em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou 97 dias fora do Brasil.
A última viagem foi a Tegucigalpa, Honduras, onde passou apenas 1 dia participando da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
Em 2025, Lula visitou 4 países, com destaque para o Japão, onde avançou em acordos de importação de carne bovina brasileira e estreitou relações do Mercosul com países asiáticos.
Esta ida a Honduras é a 1ª viagem internacional de Lula para um evento diplomático neste ano. No início do ano, ele havia realizado sua primeira viagem internacional após cirurgias na cabeça.
A visita “relâmpago” do presidente teve o objetivo de alinhar os pensamentos dos países latino-americanos e caribenhos em relação a pautas de interesse do governo federal.
A pauta principal da cúpula foi a reação à guerra tarifária entre Estados Unidos e China. Lula afirmou: “a história provou que guerras comerciais não têm vencedores”.
Outro ponto importante foi o apoio formal do Brasil a uma candidatura feminina para a secretaria-geral da ONU (Organização das Nações Unidas).