Lula volta a ironizar Eduardo Bolsonaro e sua relação com Trump
Lula critica Eduardo Bolsonaro por suplicar ajuda a Trump e ironiza convite para libertar o ex-presidente. O presidente do Brasil denuncia atitudes "desrespeitosas" e reafirma a necessidade de responsabilização de Jair Bolsonaro por sua gestão.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironiza novamente o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante discurso em Goiânia no congresso da UNE (17.jul.2025).
Lula afirmou que Eduardo foi aos Estados Unidos pedir ajuda a Donald Trump para evitar que seu pai, Jair Bolsonaro, fosse preso no Brasil. O presidente imitou Eduardo: “Liberta meu pai, liberta meu pai”.
O petista criticou a atitude de Jair Bolsonaro, dizendo que ele “manda o filho pros Estados Unidos” para pedir apoio de Trump. Lula classificou isso de “patriotismo falso” e afirmou que o Brasil tomará a bandeira verde e amarela.
Lula também atacou Trump por seu apoio a Bolsonaro, afirmando que o ex-presidente brasileiro está sendo vítima de uma “caça às bruxas” e que sua administração será processada por sua gestão durante a covid-19.
Em 7 de julho, Trump pediu para que o Brasil não “mexesse” com Bolsonaro, mas em 9 de julho aumentou tarifas sobre produtos brasileiros, justificando a medida por causa da situação do ex-presidente.
Paralelamente, o ministro do STF Alexandre de Moraes abriu um inquérito contra Eduardo Bolsonaro a pedido da PGR para investigar sua atuação nos EUA.
O inquérito foi prorrogado por mais 60 dias em 8 de julho, atendendo a solicitação da Polícia Federal.