HOME FEEDBACK

Lula terá reunião bilateral com Putin em visita à Rússia em maio, diz embaixador

Reunião entre Lula e Putin deve abordar temas estratégicos, incluindo o Brics e financiamentos do Novo Banco de Desenvolvimento. Discussões sobre a guerra com a Ucrânia podem ocorrer, mas não estão confirmadas, segundo o embaixador russo.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma reunião bilateral com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita ao país em maio, conforme informou o embaixador russo no Brasil, Alexey Labetskiy.

A viagem de Lula ocorrerá entre 8 e 10 de maio em comemoração aos 80 anos do “Dia da Vitória”, celebrando a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Sobre os temas da reunião, o embaixador afirmou que não pode prever todos os tópicos que serão discutidos, mas mencionou que questões dos Brics e do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) devem ser abordadas.

Ele também destacou que a questão do comércio entre os países em outras moedas, além do dólar, é uma questão de longo prazo, afirmando que "não será uma corrida de 100 metros".

Lula havia cancelado uma visita à Rússia em outubro do ano passado devido a um acidente em que sofreu uma queda no Palácio do Alvorada, seguido por uma cirurgia no cabeça para drenar um hematoma.

Leia mais em infomoney