Lula tende a vetar aumento de deputados, dizem auxiliares
Presidente Lula se prepara para vetar aumento no número de deputados, conforme indicam fontes do Planalto. Votação conturbada pode comprometer a relação entre Executivo e Legislativo em meio a uma crise política.
A pouco mais de 24 horas do fim do prazo para sanção do projeto que aumentaria o número de deputados no Congresso, o presidente Lula manifestou a intenção de vetar a matéria.
Esse veto poderia gerar uma crise com a Câmara dos Deputados, afetando o andamento das pautas do governo. Até a noite de terça-feira, a tendência era de veto.
Na manhã de quarta-feira, a ministra da Articulação Política, Gleisi Hoffmann, se reunirá com líderes do governo e os presidentes da Câmara e do Senado para discutir o assunto.
Uma pesquisa do Datafolha revelou que 76% da população é contra o aumento de deputados, que passariam de 513 para 531, gerando implicações financeiras e impacto no número de deputados estaduais.
Se o veto for confirmado, o Congresso terá a opção de derrubá-lo, o que acarretaria desgaste. A decisão de Lula ainda é incerta, e, se ele não se manifestar, a proposta pode se tornar lei por sanção tácita.
Nos últimos dias, houve divisões no governo entre ministros que são a favor e contrários ao veto.