HOME FEEDBACK

Lula se reuniu em Roma com Julian Assange: ‘Exemplo na luta pelos direitos humanos’

Lula destaca Julian Assange como símbolo da luta pela liberdade de imprensa e direitos humanos. O presidente também elogia o papel do papa Francisco na campanha pela libertação do jornalista.

Encontro entre Lula e Julian Assange

Na última sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou Julian Assange como um ícone na defesa dos direitos humanos, após um encontro na embaixada brasileira em Roma.

Lula ressaltou a relevância de Assange na luta pela liberdade de imprensa, expressando seu respeito pelo trabalho do jornalista desde sua libertação em 2024, após enfrentar acusações de espionagem nos Estados Unidos. Ele afirmou: “Ele é um exemplo para todos que atuam em defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos”.

Durante sua estadia na Itália, Lula participou do funeral do papa Francisco e discutiu o papel do pontífice na promoção da liberdade de expressão. Ele destacou que Francisco trouxe um novo ânimo à campanha pela libertação de Assange.

Lula considerou a libertação de Assange uma “vitória democrática” e afirmou que a situação global se tornou "melhor" e "menos injusta" com sua soltura. Ele também expressou satisfação ao saber que Assange está recuperando sua saúde e reestruturando sua vida pessoal e profissional.

Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira

Leia mais em jovem-pan