Lula se reúne com Mauro Vieira no Alvorada
Lula se prepara para cúpula no Chile, defendendo a democracia e criticando a revogação de visto de Moraes. O presidente classifica a medida dos EUA como uma tentativa de intimidação ao STF brasileiro.
Presidente Lula teve reunião com Mauro Vieira neste sábado (19.jul.2025) no Palácio da Alvorada. O encontro, que durou cerca de duas horas, foi para discutir a participação de Lula em um evento sobre “Defesa da Democracia” no Chile, no dia 21 de julho.
Lula embarca amanhã (dom.) à tarde para Santiago, onde, na 2ª feira, participará de uma cúpula com outros líderes de esquerda. Ele deve abordar questões relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
No mesmo dia, Lula criticou a decisão dos Estados Unidos de revogar o visto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, chamando a medida de “inaceitável” e uma tentativa de “intimidação” aos ministros da Suprema Corte brasileira. Ele afirmou que a ação é “arbitrária e sem fundamento”.
A decisão americana ocorreu junto com uma operação da Polícia Federal contra Bolsonaro, que agora está sob medidas restritivas como uso de tornozeleira eletrônica. O secretário de Estado, Marco Rubio, criticou Moraes, sugerindo que ele promove uma “caça às bruxas política” contra Bolsonaro.
Moraes, por sua vez, defendeu que Bolsonaro interferiu deliberadamente na ação penal referente à tentativa de golpe de Estado em 2022, em conexão com Eduardo, que está nos Estados Unidos.