HOME FEEDBACK

Lula se encontra com Assange e diz que ele é exemplo para a liberdade

Durante a visita à Europa, Lula expressou apoio a Assange, ressaltando seu papel na defesa da liberdade de imprensa. O encontro ocorre em um momento de reflexão sobre as implicações dos vazamentos de informações para os direitos humanos globalmente.

Lula se encontra com Julian Assange em Roma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, na sexta-feira (25.abr.2025), em Roma, durante viagem à Europa para o velório do papa Francisco.

Lula, defensor de Assange, declarou que ele “é um exemplo na luta pela liberdade de imprensa e direitos humanos” em publicação no X (ex-Twitter).

O presidente destacou que a audiência do papa com a família de Assange em 2023 deu novo impulso à campanha pela sua libertação.

Em 26 de junho de 2024, Assange retornou a Canberra (Austrália) após encerrar sua disputa legal com os EUA, se declarando culpado por publicar documentos secretos. Lula expressou satisfação ao ver Assange “bem de saúde e reconstruindo a vida”.

Julian Assange, 52 anos, fundou o WikiLeaks em 2006 e começou a divulgar informações confidenciais dos EUA em 2010, totalizando cerca de 700 mil documentos. Os vazamentos abordaram:

  • Guerras do Afeganistão e Iraque;
  • Informações diplomáticas e operações militares;
  • Espionagem do governo dos EUA a líderes de outros países, incluindo ex-presidente Dilma Rousseff.

Assange foi preso em Londres em 2019 após 7 anos na embaixada do Equador, para evitar a extradição à Suécia, onde enfrentava acusações de estupro que foram arquivadas.

Os vazamentos de Assange expuseram abusos de direitos humanos e a espionagem dos EUA.

O Poder360 traz a cronologia do caso de Julian Assange.

Leia mais em poder360