Lula recebe primeiro-ministro da China, Li Qiang, e firma novos acordos bilaterais
Líderes de Brasil e China destacam a importância de uma parceria estratégica em diversas áreas. Durante o encontro, foram firmados acordos que visam fortalecer a cooperação bilaterais, abrangendo comércio, tecnologia, e sustentabilidade.
Em 5 de julho, o primeiro-ministro da China, Li Qiang, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio de Janeiro para fortalecer a cooperação bilateral.
Li Qiang trouxe uma mensagem do presidente Xi Jinping e destacou que as relações entre China e Brasil estão se intensificando.
O premiê chinês afirmou que os dois países têm ampliado a parceria estratégica, com foco em:
- Comércio
- Finanças
- Infraestrutura
- Economia digital
- Inovação
- Tecnologia
- Economia verde
- Setor aeroespacial
Li também sublinhou a relevância da parceria na Iniciativa Cinturão e Rota.
Projetos para 2026 incluem eventos do “Ano da Cultura China-Brasil” e intercâmbios em educação, juventude e saúde pública.
No cenário internacional, Li defendeu a coordenação em fóruns como ONU, BRICS e G20, promovendo uma ordem multipolar e globalização inclusiva.
O presidente Lula expressou interesse em aprofundar essa cooperação, com ênfase em economia, ciência, tecnologia e mudanças climáticas.
Após a reunião, foram assinados acordos nas áreas de:
- Finanças
- Inteligência Artificial
- Estratégias de Desenvolvimento
- Setor Aeroespacial
Li Qiang chegou ao Rio de Janeiro em um voo fretado e foi recebido por representantes do governo brasileiro e pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.