Lula quer avançar em acordo do Mercosul e Canadá com novo premiê
Lula expressa desejo de fortalecer relações comerciais com o Canadá após vitória de Mark Carney. O presidente brasileiro destaca áreas de cooperação, como a luta contra a mudança climática.
Presidente Lula manifestou interesse em avançar nas negociações para um acordo comercial entre Mercosul e Canadá nesta 3ª feira (29.abr.2025), visando diversificar e expandir o intercâmbio.
A declaração ocorreu após Lula parabenizar Mark Carney, líder do Partido Liberal do Canadá, pela vitória nas eleições de 28 de abril. Carney, 60 anos, derrotou o Partido Conservador de Pierre Poilievre numa disputa marcada por uma reviravolta.
Lula escreveu no X (ex-Twitter): “Meus parabéns ao primeiro-ministro @MarkJCarney pela vitória do Partido Liberal. O Brasil deseja um novo ciclo de prosperidade para o povo irmão do Canadá.” Destacou o desejo de trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais e cooperação em áreas como o combate à mudança do clima.
Carney, que assumiu em março após a renúncia de Justin Trudeau, chamou a atenção com sua rápida ascensão ao anunciar eleições antecipadas depois de 9 dias no cargo.
A vitória liberal representa uma recuperação impressionante nas pesquisas, influenciada pelas ameaças de Trump ao Canadá e imposição de tarifas.
Informações sobre Mark Carney:
- Nascido em Fort Smith e criado em Edmonton, Alberta.
- Economista pela Universidade Harvard e doutorado em Oxford.
- Chefiou o Banco Central do Canadá (2008-2013) e o Banco Central da Inglaterra (2013-2020).
- Foi enviado especial da ONU para a Ação Climática (2019).
- Renunciou à Brookfield Asset Management em janeiro de 2025 para concorrer.
- Posicionado como centrista, suas propostas incluem equilíbrio orçamentário e reformas tributárias.