HOME FEEDBACK

Lula: “Poder econômico e militar dos EUA não nos assusta, nos preocupa”

Lula afirma que Brasil não se deixa intimidar por ameaças de Trump e defende a independência do Judiciário. Presidente critica postura do americano em relação a negociações comerciais e políticas.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista ao The New York Times nesta quarta-feira (30).

Ele afirmou que o Brasil reconhece a força econômica, militar e tecnológica dos Estados Unidos, mas não se deixa intimidar pelas ameaças de tarifas de 50% feitas pelo presidente Donald Trump.

Lula destacou: “Isso não nos deixa com medo. Nos deixa preocupados”, referindo-se à disputa comercial que envolve também a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro por Trump.

O NYT classificou a tarifa proposta como uma das mais altas já anunciadas por Trump, ressaltando que foi motivada por “motivos abertamente políticos” para pressionar o Brasil a encerrar o processo judicial contra Bolsonaro.

Lula afirmou que esta pauta não está em negociação e destacou a independência do Judiciário brasileiro, mencionando que não aceitará ser tratado como “um país pequeno diante de um país grande”.

Além disso, criticou a postura de Trump ao anunciar medidas nas redes sociais, dizendo: “O comportamento do presidente Trump fugiu de todos os padrões de negociação e diplomacia”.

Leia mais em infomoney