Lula pode me ligar “quando quiser”, diz Trump
Trump diz que Lula pode ligar quando quiser para discutir tarifas comerciais, que entram em vigor em agosto. O governo brasileiro ainda aguarda um sinal do presidente americano para iniciar um diálogo formal.
Trump abre diálogo com Lula sobre tarifas comerciais
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na sexta-feira (1º.ago.2025) que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva pode contatá-lo "quando quiser" sobre as tarifas de 50% que entrarão em vigor em 7 de agosto.
“As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, disse Trump no jardim da Casa Branca. Ele expressou seu carinho pelo povo brasileiro e insinuou a possibilidade de diálogo.
Desde que Trump reassumiu a presidência em 20 de janeiro de 2025, Lula não estabeleceu contato direto. O chanceler Mauro Vieira teve uma conversa inicial com o secretário de Estado, Marco Rubio, nesta semana.
O governo brasileiro ainda não solicitou formalmente uma reunião de alto nível com Trump, mas espera um diálogo sobre a tarifa. De acordo com fontes do Poder360, a administração de Lula acredita que as declarações públicas do presidente já servem como convite ao diálogo.
No entanto, o Planalto considera que Trump não demonstrou interesse em uma conversa que exclua temas não comerciais, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, big techs ou questões do Judiciário.
O Brasil entende que a iniciativa de contato deve partir dos EUA, já que a Casa Branca não procurou oficialmente o Planalto para agendar uma reunião.