Lula pede diálogo com Trump sobre tarifaço e defende soberania em minérios
Lula pede diálogo com Trump antes da taxação de 50% sobre produtos brasileiros. Presidente critica ações de Eduardo Bolsonaro e ressalta a importância da parceria entre Brasil e Estados Unidos.
A poucos dias do início da taxação de 50% dos produtos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, reflita sobre a importância do Brasil e que ambos os países sentem-se para uma negociação.
Lula afirmou: “Tem divergência? Tem. Senta numa mesa, coloca a divergência de lado e vamos tentar resolver.” Ele criticou a iniciativa de taxação, mencionando que isso é um pedido de Eduardo Bolsonaro e seu pai, Jair Bolsonaro.
A declaração ocorreu durante a cerimônia de inauguração da Usina Termelétrica GNA II, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Lula lamentou que Eduardo Bolsonaro tenha pedido a Trump a taxação para proteger o pai, comparando-o a um traidor.
Lula destacou a história de 201 anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA, e anunciou a criação de uma comissão governamental para mapear riquezas minerais no Brasil, visando aproveitar os minerais críticos.
Ele questionou a prioridade dos EUA em relação aos minerais ucranianos e firmou sua intenção de proteger os recursos brasileiros. “A hora que a gente der autorização para uma empresa querer achar, ela não pode vender sem conversar com o governo.”
O presidente reafirmou: “O povo brasileiro tem que ter direito de usufruir dessa riqueza.” Ele espera que isso ajude o Brasil a se tornar um país mais desenvolvido.