Lula nomeará diretamente novo presidente do INSS, diz Gleisi
Gleisi Hoffmann esclarece que presidente Lula será responsável pela nova nomeação do INSS, após exoneração por irregularidades. A ministra defende a atuação do ministro da Previdência, Carlos Lupi, diante da situação.
Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, anunciou hoje (30) que o novo presidente do INSS será escolhido diretamente pelo presidente Lula, e não pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
A decisão ocorreu após a exoneração de Alessandro Stefanutto por irregularidades em benefícios de aposentados, reveladas pela Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal e a CGU.
Gleisi enfatizou que não há desconfiança do presidente em relação a Lupi, afirmando que “não tem nada contra o Lupi no inquérito” e que ele está se defendendo da situação.
Documentos de 2023 indicam que Lupi foi alertado sobre aumentos nas denúncias de irregularidades, mas demorou cerca de um ano para agir.
“Desde 2019 tem problemas de irregularidades. O governo do presidente Lula resolveu investigar”, destacou Gleisi.
A oposição já possui assinaturas para abrir uma CPI a respeito do caso. Gleisi questionou a eficácia da investigação da CPI em comparação com a da Polícia Federal.