HOME FEEDBACK

Lula interrompe premiê do Canadá por problema com tradução no G7; veja vídeo

Lula interrompe primeiro-ministro do Canadá durante reunião do G7 devido a problemas de tradução simultânea. O encontro ainda teve momentos inusitados, como a conversa do presidente brasileiro com o presidente do Conselho Europeu durante a foto oficial.

Lula interrompe reunião do G7

Durante a reunião do G7 em Kananaskis, no dia 17, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu a fala do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, devido a problemas na tradução simultânea.

Após a interrupção, Carney, em tom humorístico, pediu um minuto para a tradução, afirmando que suas palavras valiam a pena. O intérprete de Lula, Sérgio Ferreira, tentou resolver a situação, mas Lula pediu uma confirmação sobre o funcionamento do som.

Ao receber sinal positivo, Carney se desculpou e retomou seu discurso.

No mesmo dia, durante a foto oficial do evento, Lula foi visto conversando com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, enquanto colegas o chamavam para a foto. Lula posou ao lado da líder italiana Giorgia Meloni e do presidente ucraniano Volodimir Zelenski, com quem teve atritos por causa da Guerra da Ucrânia. Uma reunião entre eles foi marcada, mas cancelada devido a atrasos na agenda.

O G7 inclui Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão e a União Europeia. O Brasil foi convidado como um dos países não membros, ao lado de África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México.

O presidente americano, Donald Trump, não apareceu na foto oficial, tendo deixado a cúpula antes do previsto para se concentrar no conflito entre Israel e Irã.

Leia mais em folha