Lula faz apelo nas redes sociais para aposentados aderirem a acordo do INSS; veja vídeo
Lula convoca aposentados a se adesão ao acordo de devolução de descontos indevidos e promete pagamentos a partir de julho. O presidente destaca que a operação visa reparar prejuízos causados por fraudes durante a gestão anterior.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva convoca aposentados e pensionistas do INSS a aderirem ao acordo de devolução de descontos indevidos.
Em vídeo divulgado nesta sexta-feira (11), Lula atribui as fraudes a “quadrilhas montadas no governo passado” e destaca que aposentadoria é um direito sagrado.
Acordo homologado pelo STF garantirá devolução integral e corrigida pela inflação. Pagamentos começarão em 24 de julho em parcela única, com liberações diárias para até 100 mil beneficiários.
A adesão é gratuita, podendo ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente em agências dos Correios. Beneficiários que contestaram descontos e não receberam resposta têm até 15 dias úteis para aderir.
O acordo permite que aqueles que sofreram descontos entre março de 2020 e março de 2025 recebam os valores de volta administrativamente, renunciando a ações judiciais e indenizações.
A primeira etapa do acordo deve atender cerca de 1,86 milhão de pessoas, segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior.
Aqueles que entraram na Justiça para ressarcimento devem desistir das ações, com o INSS pagando 5% de honorários advocatícios nas ações anteriores a 23 de abril de 2025.