Lula falta a Fórum Brasil-Índia, mas envia mensagem em que valoriza parcerias comerciais
Lula destaca a importância da cooperação entre Brasil e Índia em diversas áreas, como energia e tecnologia. Durante o Fórum Econômico, o presidente enfatizou o potencial inexplorado do comércio bilateral e as iniciativas para fortalecer parcerias estratégicas.
Discurso de Lula no Fórum Brasil-Índia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou as parcerias entre o Brasil e a Índia e enfatizou um futuro promissor durante sua participação no Fórum Econômico Brasil-Índia em Brasília, nesta terça-feira (8).
Lula destacou a importância da integração estratégica entre os dois países, que estão entre as dez maiores economias do mundo. Ele observou que o fluxo comercial ainda não reflete o potencial de ambas as nações, que em 2024 alcançou apenas US$ 12 bilhões.
O presidente afirmou que o Acordo Mercosul-Índia pode abrir novos setores e que há uma prioridade nas relações bilaterais, com mais de 70 missões empresariais à Índia nos últimos dois anos.
Lula mencionou a colaboração em infraestruturas públicas digitais e no setor de energia, além da crescente parceria no mercado de biocombustíveis, onde a Índia visa aumentar a mistura de etanol na gasolina.
O presidente também ressaltou a importância da Índia como fornecedor de insumos farmacêuticos e citou a recente parceria entre a Biomm e a Wockhardt para a produção de insulina no Brasil.
Novas parcerias nos setores farmacêutico, defesa e aeroespacial foram mencionadas como oportunidades de fortalecimento do SUS. Lula concluiu com a expectativa de que o Conselho Empresarial criado impulsione as conexões entre as cadeias produtivas.
“Que o simbolismo do Raksha Bandhan nos inspire a aprofundar os laços entre Brasil e Índia”, finalizou Lula.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório