HOME FEEDBACK

Lula evita comentar operação da PF contra Bolsonaro: 'é um problema da Justiça'

Lula se recusa a comentar sobre operação da PF contra Bolsonaro e ressalta que é um "problema da Justiça". Ex-presidente enfrenta restrições judiciais e critica a tornozeleira eletrônica como símbolo de humilhação.

Presidente Lula evita comentar sobre a operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando ser um "problema da Justiça".

Em declaração a jornalistas em Santiago, no Chile, Lula afirmou: "Eu não vou dar palpite sobre a questão da Justiça". Ele destacou que Bolsonaro está sendo julgado e pode ser absolvido ou culpado.

Na semana passada, Bolsonaro foi alvo de medidas restritivas do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele agora:

  • Usa tornozeleira eletrônica;
  • Não pode sair de casa entre 19h e 6h;
  • Está impedido de acessar redes sociais.

Bolsonaro chamou a tornozeleira de "símbolo da máxima humilhação" e afirmou ser inocente, insistindo que não cometeu crimes.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, instruiu a gestão a não se manifestar sobre a operação, distanciando o governo da discussão.

Bolsonaro é réu no STF por tentativa de golpe. A operação da PF investiga a atuação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, nos Estados Unidos. As restrições surgiram após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar tarifas contra produtos brasileiros, mencionando o caso de Bolsonaro como motivo.

Lula, durante sua visita ao Chile, criticou países que usam o comércio como "instrumento de coerção e chantagem", sem citar Trump diretamente.

Leia mais em valoreconomico