HOME FEEDBACK

Lula e Boric criticam políticas comerciais de Trump durante encontro em Brasília

Lula e Boric reafirmam a necessidade de integração sul-americana e criticam as tarifas de Trump, que afetam o comércio na região. Durante a reunião, líderes buscam fortalecer parcerias e desenvolvimento de projetos bilaterais.

Presidentes Lula e Boric criticam tarifas de Trump

No dia 22 de outubro, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente chileno Gabriel Boric se encontraram em Brasília e questionaram duramente as tarifas impostas por Donald Trump. O encontro teve como foco a integração sul-americana em meio a uma guerra comercial.

Os líderes assinaram uma dezena de acordos bilaterais, enquanto a América Latina teme os efeitos das tarifas americanas sobre os bens que entram nos EUA. Lula afirmou: “Você não quer guerra fria, e eu não quero guerra fria.”

Boric destacou a necessidade de fortalecer laços com o Brasil, seu terceiro maior parceiro comercial, e se posicionou contra a guerra comercial e a politização do comércio. “Defendemos nossa autonomia estratégica”, afirmou.

O cenário comercial gerou incertezas, levando o Fundo Monetário Internacional a rebaixar as previsões de crescimento da América Latina para 2% até 2025.

Boric também participará de um encontro empresarial com Lula para discutir o Corredor Bioceânico Viário, uma rodovia que conectará o Chile à Argentina, Paraguai e Brasil, promovendo uma nova rota comercial. Lula enfatizou a importância da integração regional, afirmando: “sou um cidadão obcecado pela integração.”

Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Leia mais em jovem-pan