Lula diz que Trump não pode dar “cavalo de pau” no mundo
Lula critica postura unilateral de Trump e defende multilateralismo em defesa da soberania dos países. Ele ainda destaca o 'milagre' da economia brasileira e a necessidade de circulação de dinheiro para todos.
Presidente Lula intensifica críticas a Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elevou o tom das críticas ao presidente dos EUA, Donald Trump, durante a abertura da 29ª Feicon e da 100ª edição do Enic, em São Paulo, nesta terça-feira (8.abr.2025).
Lula disse que Trump não pode “dar um cavalo de pau” no mundo e duvidou da eficácia das políticas de tarifas do norte-americano:
- “Ninguém pega um transatlântico carregado e faz as coisas que estão acontecendo.”
- “O mundo não existe apenas para ditar regras.”
O presidente brasileiro defendeu o multilateralismo e falou sobre a economia brasileira, que vive um ‘milagre’ devido à microeconomia:
- “O dinheiro precisa circular, não pode ficar concentrado na mão de meia dúzia.”
- “Quero dinheiro circulando na mão do povo.”
Na segunda-feira (7.abr), Lula criticou novamente Trump após o anúncio de tarifas recíprocas de 10% sobre produtos brasileiros. A postura de Lula reflete uma visão pessimista sobre as medidas de Trump e um apoio ao multilateralismo.
Além disso, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei que autoriza o Brasil a adotar reciprocidade tarifária e ambiental no comércio com outros países.