HOME FEEDBACK

Lula diz que sobretaxa é chantagem inaceitável de Trump

Lula critica sobretaxa de Trump como chantagem inaceitável fundamentada em falsas informações. O presidente brasileiro reforça o compromisso com o diálogo e busca uma solução diplomática para a crise comercial.

Presidente Lula critica sobretaxa de 50% de Donald Trump a produtos brasileiros, considerada uma chantagem inaceitável baseada em informações falsas.

No seu pronunciamento em cadeia nacional em 17 de agosto, Lula afirmou que o Brasil está aberto ao diálogo, após mais de 10 reuniões com os Estados Unidos. Entretanto, a proposta de negociação enviada em 16 de maio não teve resposta, resultando na sobretaxa.

A decisão de Trump, anunciada em 9 de julho, entrará em vigor em 1º de agosto e pode inviabilizar negócios de diversos setores da indústria brasileira, como calçados e máquinas.

O governo brasileiro busca uma solução diplomática, com o vice-presidente Geraldo Alckmin à frente das negociações. Lula destaca a importância de evitar retaliações e busca diálogo com setores produtivos e sindicatos.

Lula também mencionou a intenção de taxar empresas de tecnologia americanas e garantir mais controle sobre redes sociais, em resposta às críticas da gestão Trump.

Além disso, o governo enviou uma carta de indignação ao governo dos EUA e se prepara para uma investigação comercial relacionada a práticas de comércio eletrônico e direitos de propriedade intelectual.

A questão é vista como uma medida política, e Lula criticou diretamente Trump e o ex-presidente Bolsonaro, ressaltando a falta de consideração do governo americano pelos danos econômicos que a sobretaxa pode causar ao Brasil.

A investigação do USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA) avaliará práticas comerciais do Brasil, incluindo o sistema de pagamentos Pix, localizando críticas sobre proteção de propriedade intelectual vinculadas a interesses de empresas americanas.

Leia mais em folha