Lula diz que patriotas estão ‘agarrados nas botas dos presidente dos EUA pedindo intervenção’
Lula critica a família Bolsonaro e afirma que ações do filho do ex-presidente são uma traição ao Brasil. O presidente também destaca a necessidade de diálogo com os Estados Unidos, em meio a tensões entre os países.
Presidente Lula chama Bolsonaro de "traidor da pátria" em evento em Osasco (SP), criticando a busca de intervenção dos EUA por aliados do ex-presidente.
Lula afirmou que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está nos EUA tentando ajuda para seu pai, réu no STF por tentativa de golpe de Estado, e o acusou de sem-vergonhice.
O presidente comparou Eduardo a Joaquim Silvério dos Reis, ressaltando que ele trocou o Brasil pela "libertação do pai" e criticou a busca por aumento de taxas sobre produtos brasileiros.
Donald Trump classificou a situação como perseguição a Bolsonaro e anunciou aumento de 50% nas taxas de importação do Brasil.
Lula ressaltou que, se Trump tivesse agido como em 2021 no Capitólio, estaria sendo julgado no Brasil. Ele defendeu que o governo deve negociar com os EUA e afirmou que a situação de Bolsonaro é um problema da Justiça.
No evento, Lula também anunciou investimentos de R$ 4,67 bilhões do programa PAC Seleções 2025 Periferia Viva, voltados para a urbanização de favelas em 32 municípios.
Durante a cerimônia, um apoiador agrediu um homem que criticou Lula, gerando tumulto no evento.