Lula diz que papa fez história ao combater desigualdades e espera que o próximo tenha o ‘mesmo coração’
Lula destaca a importância do legado de Papa Francisco no combate às desigualdades sociais e expressa esperança por um próximo papa com mesma sensibilidade. O presidente ainda ressalta a necessidade de diálogo para resolver conflitos globais, como a guerra na Ucrânia e a situação em Gaza.
Após a Missa de Exéquias do papa Francisco no Vaticano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância do pontífice na história e seu papel no combate às desigualdades sociais.
Lula afirmou: “Perdemos o líder religioso mais importante deste primeiro quarto do século 21. Papa Francisco não era apenas um papa. Ele se preocupava com a guerra de Gaza, com a fome, com as aflições do povo do mundo inteiro.”
Juntamente com a primeira-dama, Lula ressaltou o apreço dos brasileiros pelo papa: “Foi uma dívida que nós pagamos a um homem que prestou serviços à humanidade.” Ele expressou o desejo de que o próximo papa tenha o mesmo compromisso do falecido pontífice.
Em relação a conversas entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky, Lula destacou a importância do diálogo para a resolução da guerra entre Ucrânia e Rússia: “É essencial que se converse para encontrar uma saída pra essa guerra.”
O presidente finalizou afirmando que o Brasil busca uma mesa de negociação para resolver não apenas o conflito entre Ucrânia e Rússia, mas também a violência em Gaza.