Lula diz que Brasil já fez 10 reuniões com os EUA e reclama que ‘ninguém quer conversar com Alckmin’
Lula destaca esforços do governo brasileiro nas negociações com os EUA sobre tarifas e reafirma a importância do respeito nas relações bilaterais. O presidente também critica a falta de comunicação com o vice-presidente americano e defende os interesses do Brasil nas discussões comerciais.
Presidente Lula afirmou que o Brasil já realizou dez reuniões com os Estados Unidos sobre tarifas impostas por Donald Trump. O vice-presidente Geraldo Alckmin é o principal negociador.
Lula disse que o Brasil está “pronto e preparado” para conversar com Trump. Ele quer que o presidente americano trate o Brasil com respeito e delicadeza.
As conversas entre os governos visam evitar o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras, que entrará em vigor no dia 1.º de agosto. O tom do diálogo mudou de “perde-perde” para “ganha-ganha”.
Alckmin, que é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que NADA quer conversar com ele. O vice-presidente se reuniu recentemente com Howard Lutnick, secretário de Comércio dos EUA, em videoconferências.
Na mesma data, Lula anunciou investimentos do programa PAC Seleções 2025 no Jardim Rochdale, em Osasco, com R$ 4,67 bilhões para 49 territórios periféricos.
O presidente também comentou sobre uma carta de Trump, mencionando que não pode aceitar algumas interferências em processos judiciais no Brasil. Reforçou que as big techs devem respeitar as leis brasileiras e lembrou o superávit comercial dos EUA com o Brasil, que chega a US$ 410 bilhões.