Lula diz que Alckmin liga todo dia para negociar com EUA, mas 'ninguém quer conversar com ele'
Lula destaca a persistência de Alckmin nas negociações com os EUA, apesar da falta de avances. O presidente reforça a disposição do Brasil para dialogar sobre tarifas e critica a desinformação sobre o país.
Presidente Lula critica negociações entre Brasil e EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tenta diariamente dialogar com os Estados Unidos, mas não tem sucesso. "Todo dia ele liga para alguém e ninguém quer conversar com ele", disse Lula.
Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, é descrito por Lula como seu principal articulador nas tratativas com o governo americano. Recentemente, Alckmin conversou com o secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, para discutir a sobretaxa de 50% a produtos brasileiros.
Lula afirmou: "O Brasil nunca saiu da mesa de negociação, não criamos esse problema, mas queremos resolver". Ele destacou que o país está pronto para dialogar sobre tarifas impostas por Donald Trump.
O presidente elogiou Alckmin como um negociador experiente. "Esse cara é exímio negociador, não levanta a voz e não manda carta, ele só quer conversar", afirmou. Já foram feitas dez reuniões com representantes americanos.
Além disso, Lula pediu reciprocidade dos EUA no tratamento ao Brasil: "Quero que Trump nos trate com a delicadeza e o respeito com que trato o povo americano". Ele reforçou a disposição do Brasil para o diálogo e a necessidade de esclarecer informações distorcidas sobre o país.