Lula discursa nesta quarta em reunião com países da América Latina em busca de integração regional
Lula busca fortalecer a Celac em meio a desafios de imigração e tensões com os EUA. Presidentes latino-americanos se reúnem para discutir estratégias e um possível candidato da região para a ONU.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa nesta quarta-feira, 9, em Honduras, na 9ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
O evento acontece em um contexto de anúncios de tarifas pelo presidente Donald Trump e deportações de imigrantes, incluindo latinos.
A Celac enfrenta fragilidade, mas Lula e aliados, como o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, buscarão alternativas para superar divisões.
O Itamaraty informa que as tarifas não estavam na pauta, pois a agenda foi preparada sem informações sobre a extensão das medidas.
O destaque da Cúpula será o tema da imigração, com a intenção de reativar um grupo de trabalho da Celac sobre o assunto.
Participarão do encontro presidentes como:
- México: Claudia Sheinbaum
- Colômbia: Gustavo Petro
- Bolívia: Luis Arce
- Uruguai: Yamandú Orsi
- Cuba: Miguel Diáz-Canel
O Brasil apresentará propostas, incluindo a articulação de um nome da região para a secretaria-geral da ONU em 2026, além da preocupação com a renovação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
A Celac, criada em 2010, é um foro de debate sem a participação dos EUA. O Brasil enfrenta desafios com a obrigatoriedade do consenso, tendo a Argentina sob o novo governo de Javier Milei como uma dificuldade nas negociações.