Lula decidiu não ir ao 1º de Maio para fazer pronunciamento, diz Gleisi
Lula opta por não comparecer aos atos do Dia do Trabalhador em 1º de Maio, mas fará um pronunciamento em rede nacional. Gleisi Hoffmann ressalta a importância da mobilização, mesmo sem a presença do presidente.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará dos atos de 1º de Maio deste ano, dedicando-se a um pronunciamento que será transmitido em rede nacional de rádio e TV.
O material gravado por Lula deverá durar cerca de 5 minutos e será veiculado nesta quarta-feira (30.abr.2025).
Gleisi destacou a ligação do presidente com o povo trabalhador e manifestou esperança pelo sucesso dos eventos, mesmo sem sua presença. As declarações foram dadas ao programa “Estúdio i”, da GloboNews.
No ano anterior, a celebração contou com a presença de Lula e 9 ministros, reunindo 1.635 pessoas na Neo Química Arena, em São Paulo. Na ocasião, Lula criticou a convocação do ato.
Recentemente, Lula se reuniu com líderes sindicais e prometeu apoiar pautas trabalhistas no Congresso, como:
- Fim da escala 6 X 1
- Redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais
- Aprovação do PL que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5.000
Informações indicam que a organização do 1º de Maio está sob responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, não da Secretaria Geral da Presidência.
Este ano, os eventos focarão na defesa do fim da escala 6 X 1, com apoio de militantes do Psol, que buscam aumentar a repercussão no Congresso sobre o assunto.