Lula dá posse a Frederico de Siqueira Filho, da Telebras, como novo ministro das Comunicações
Frederico de Siqueira Filho assume o cargo em meio a uma série de mudanças na Esplanada. A escolha foi feita após a recusa de Pedro Lucas Fernandes em liderar a pasta, refletindo tensões internas no União Brasil.
Nomeação de Frederico de Siqueira Filho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse a Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações nesta quinta-feira, 24. A decisão foi tomada após o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) recusar o convite para chefiar a pasta.
A indicação de Siqueira Filho foi feita pelo União Brasil e apresentada ao presidente por Davi Alcolumbre (presidente do Senado), Juscelino Filho (ex-ministro) e Pedro Lucas em reunião no Palácio do Planalto na quarta-feira, 23.
Esta é a décima mudança na Esplanada desde o início do terceiro mandato de Lula. Siqueira Filho assume o cargo que foi de Juscelino Filho, que se afastou após ser denunciado por corrupção pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Frederico, atual presidente da Telebras, é visto como um nome técnico, sem filiação política, e próximo ao senador Efraim Filho (União-PB). A articulação para sua indicação foi liderada por Alcolumbre, que já possui um ministro em sua cota.
Congressistas do União Brasil acreditam que a nomeação não afetará a correlação de forças na bancada em favor do governo. Apesar de cogitar uma reavaliação do espaço do partido na Esplanada após a recusa de Pedro Lucas, integrantes da gestão defenderam cautela.
Ministros minimizam os impactos da recusa e alegam que o problema foi interno ao União Brasil, evitando uma liderança oposicionista na Câmara.