Lula culpa governo Bolsonaro por fraude e anuncia devolução do INSS
Lula destaca a responsabilidade do governo anterior em fraudes do INSS e anuncia ressarcimento para 2 milhões de beneficiários. Pagamentos serão feitos em parcela única a partir de 24 de julho, com correção pela inflação.
Presidente Lula responsabiliza governo anterior por fraudes no INSS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontou o governo anterior como responsável por fraudes que resultaram em descontos indevidos nas aposentadorias e pensões do INSS.
Em vídeo publicado em 11 de julho de 2025, Lula afirmou que “quadrilhas montadas no governo passado” lesaram beneficiários e garantiu que os responsáveis serão julgados e punidos.
A declaração ocorreu durante o anúncio do início da adesão ao acordo de ressarcimento, firmado entre o Ministério Público Federal e outras entidades, homologado pelo STF.
A partir de 11 de julho, aposentados e pensionistas que sofreram descontos poderão aderir ao acordo para garantir a devolução dos valores, com correção pela inflação.
Pagamentos em parcela única começarão em 24 de julho. Lula ressaltou que a Polícia Federal está investigando o caso e que os responsáveis devem ser responsabilizados, já que “aposentadoria é um direito sagrado”.
A iniciativa beneficiará mais de 2 milhões de pessoas que tiveram valores descontados por associações sem autorização válida. A adesão ao acordo é voluntária.