HOME FEEDBACK

Lula critica ‘chantagem inaceitável’ de Trump e diz que ‘tarifaço’ tem apoio de políticos ‘traidores da pátria’

Lula critica tarifas dos EUA em produtos brasileiros e defende soberania nacional. O presidente reafirma compromisso com diálogo e proteção das instituições e direitos no Brasil.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira (17), criticando a imposição de tarifas de 50% pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto.

Lula qualificou a decisão como "chantagem inaceitável" e reafirmou que o Brasil está aberto ao diálogo, tendo realizado mais de 10 reuniões com o governo norte-americano. Ele criticou ainda informações falsas sobre o comércio entre os países.

O presidente enfatizou a independência do Judiciário brasileiro, afirmando que tentar interferir é um atentado à soberania nacional. Defendeu também a necessidade de as plataformas digitais cumprirem as leis brasileiras.

Lula contou que o Brasil cobra impostos das empresas digitais americanas, sem entrar em detalhes. Ele ressaltou a importância de proteger as famílias brasileiras contra crimes e fraudes digitais.

O presidente criticou políticos brasileiros que apoiam ataques ao país, chamando-os de "traidores da pátria". Na visão dele, só uma pátria soberana pode garantir empregos e desenvolvimento.

Em relação ao comércio internacional, Lula destacou que o Brasil abriu 379 novos mercados e está construindo parcerias com países da União Europeia, Ásia, África e América Latina.

Ele reafirmou que o Brasil é do povo brasileiro e que usará todos os instrumentos legais para proteger a economia, incluindo a Organização Mundial do Comércio.

Lula finalizou dizendo que não há vencedores em guerras tarifárias e reiterou o compromisso com a paz e o multilateralismo.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais em jovem-pan