HOME FEEDBACK

Lula convida presidente do Chile para participar da cúpula dos Brics no Brasil

Lula convida o Chile a participar da cúpula dos Brics e destaca a importância da integração sul-americana. Durante a visita de Boric, os líderes firmaram acordos de cooperação e discutiram projetos como o corredor bioceânico.

Presidente Lula convida Chile para reunião dos Brics em julho

Nesta terça-feira (22), Luiz Inácio Lula da Silva fez um convite ao presidente chileno, Gabriel Boric, para participar da reunião de cúpula dos Brics no Brasil. O convite foi realizado durante a visita de Estado de Boric ao país.

Lula destacou a importância da presença chilena, mencionando que o Brasil preside o grupo este ano e deseja convencer as nações a atualizarem seus objetivos climáticos até novembro. O foco é ter um bom desempenho na COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá em 2025 no Brasil.

No discurso, Lula solicitou a Boric apoio na integração da América do Sul, afirmando que a região tem sido fraca ao se concentrar apenas em países ricos. Ele enfatizou a importância do corredor bioceânico, que ligará o Mato Grosso do Sul ao Oceano Pacífico, como um exemplo de integração.

Boric apoiou a iniciativa, afirmando que o corredor é vital para conectar o Brasil ao Pacífico. Ambos os líderes também selaram tratados e acordos de cooperação em várias áreas durante o encontro no Palácio do Planalto.

Hoje, eles participarão do Fórum Empresarial Brasil-Chile, com a expectativa de 250 participantes, incluindo empresários e autoridades, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Brasil é o maior parceiro comercial do Chile na América do Sul, com predominância de bens industriais na pauta comercial.

Leia mais em valoreconomico