HOME FEEDBACK

Lula chama de 'desaforada' carta de Trump sobre tarifaço e diz que EUA não podem dar palpite no Pix

Lula critica imposição de tarifas pelos EUA e defende soberania nacional diante de pressões externas. O presidente brasileiro reafirma que a responsabilidade por qualquer golpe no país é de Bolsonaro e não de intervenções externas.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva qualificou a carta do presidente dos EUA, Donald Trump, como "desaforada", após Trump impor uma tarifa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros.

Em discurso em Juazeiro (BA), Lula comentou sobre o deputado Eduardo Bolsonaro, que foi aos EUA para convencer Trump a "dar um golpe no Brasil". Lula disse:

— "Esses dias o presidente Trump, a troco não sei do que... pediu para o Trump dar golpe no Brasil."

Ele também criticou Trump por se incomodar com o PIX, após os EUA abrirem uma investigação sobre supostas práticas comerciais restritivas do Brasil. Lula afirmou:

— "O PIX vai acabar com o cartão de crédito nesse país. A gente vai criar pix parcelado, é algo do Brasil."

Após o anúncio da sobretaxa, o governo brasileiro reforçou o discurso de soberania e nacionalismo. Lula estabeleceu um grupo de trabalho de diálogo entre empresários brasileiros e americanos.

Lula anunciou que o Brasil dará uma resposta até o 1º de agosto, após enviar uma carta ao governo americano, sem resposta até agora.

O presidente também mencionou que o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que "se for condenado, o lugar dele é no xilindró".

— "Nesse país a lei vale para todo mundo, ninguém é melhor do que ninguém."

Leia mais em o-globo