Lula assina decreto que regulamenta o Mover em visita à fábrica a Nissan, em Resende
Lula regulamenta programa Mover para impulsionar a indústria automotiva nacional com foco em inovação e sustentabilidade. O presidente enfatiza a importância do investimento em educação e na criação de oportunidades como pilares para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, em 15 de outubro, o decreto de regulamentação do Mover, programa para estimular investimento em inovação e sustentabilidade na indústria automotiva. A cerimônia ocorreu na sede da Nissan, em Resende, Rio de Janeiro.
O decreto estabelece parâmetros técnicos e ambientais que fabricantes e importadores devem seguir.
Lula participou da cerimônia de início da produção da nova geração do Nissan Kicks, ressaltando a importância do programa Mover e outros esforços do governo para o crescimento da indústria e geração de empregos.
Entre os presentes, estavam ministros como Geraldo Alckmin (Desenvolvimento e Indústria) e Fernando Haddad (Fazenda). Alckmin destacou que o Mover, junto à Nova Política Industrial, está promovendo um impulso significativo na indústria nacional.
Em um total, o setor automotivo anunciou R$ 130 bilhões em investimentos, com a Nissan liderando, anunciando R$ 2,8 bilhões até 2026.
Lula enfatizou a importância de educação para o desenvolvimento do país, afirmando que o Brasil não pode viver apenas de assistência social. Ele destacou a necessidade de cada cidadão buscar educação de qualidade e oportunidades de trabalho digno.
O presidente declarou: "Precisamos fazer as pessoas se formarem adequadamente... para terem prosperidade e viver bem em padrão de classe média".