Lula adia eventos no PA e em RR por conta do funeral do papa
Lula suspende compromissos para participar do funeral do papa Francisco, que ocorre no próximo sábado. O presidente viajará acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e deve embarcar para Roma na quinta-feira.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou agendas em Rondônia e Pará para acompanhar o funeral do papa Francisco, falecido em 21 de abril de 2025.
A comitiva de Lula partira para Roma no fim da quinta-feira (24.abr). A primeira-dama, Janja da Silva, também estará presente.
O funeral acontecerá no sábado (26.abr), com procedimentos simplificados que devem durar 9 dias. O corpo do papa será levado para a Basílica de São Pedro e, em seguida, para a Basílica de Santa Maria Maior para sepultamento.
A cerimônia seguirá o livro “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, que contém diretrizes para os ritos funerais. Detalhes sobre a organização serão revelados pelo Vaticano.
Em Porto Velho e Parauapebas, Lula teria compromissos nas próximas datas relacionados à reforma agrária.
Lula e o papa se encontraram três vezes, discutindo temas como combate à fome, justiça social e conflitos na Ucrânia e Faixa de Gaza.
Em 2022, Francisco mencionou que a operação Lava Jato que resultou na prisão de Lula foi baseada em notícias falsas, o que influenciou o julgamento.
Em 2023, o papa reiterou que Lula foi condenado injustamente, e defendeu a ex-presidente Dilma Rousseff como alguém com “as mãos limpas” apesar do impeachment.