Lula adia eventos no PA e em RO por conta do funeral do papa
Lula adia compromissos em Rondônia e Pará para participar do funeral do papa Francisco em Roma. A primeira-dama Janja da Silva acompanhará o presidente na viagem, com arranjos da comitiva a serem divulgados em breve.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou visitas a Rondônia e Pará por conta do funeral do papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21.abr.2025).
Detalhes da comitiva de Lula para Roma serão divulgados na terça-feira (22.abr). A viagem está marcada para o final da quinta-feira (24.abr) e contará com a presença da primeira-dama Janja da Silva.
O funeral ocorrerá no sábado (26.abr) e seguirá procedimentos simplificados, estabelecidos por Francisco em novembro de 2024. O corpo será trasladado para a Basílica de São Pedro e sepultado na Basílica de Santa Maria Maior.
A cerimônia seguirá o “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, que define os rituais para o enterro de um papa. Pasos e detalhes sobre a cerimônia estarão disponíveis aqui.
A agendas em Porto Velho (RO) e Parauapebas (PA) incluíam entrega de programas do governo sobre reforma agrária.
Lula e o papa se encontraram três vezes, abordando temas como combate à fome e justiça social. Francisco também criticou a operação Lava Jato, considerando a condenação de Lula como injusta e mencionou a ex-presidente Dilma Rousseff como tendo “as mãos limpas”.