Los Angeles tem queda na produção audiovisual com migração de filmagens ao exterior
A queda nas filmagens em Los Angeles evidencia os desafios da Califórnia em atrair produções diante da concorrência global. Apesar do aumento na produção televisiva, o estado ainda enfrenta dificuldades com a diminuição na filmagem de longas-metragens e comerciais.
Filmagens em Los Angeles caem 6,2% no segundo trimestre de 2023, uma melhora em relação à queda de 22% do início do ano.
A produção televisiva aumentou 17%, impulsionada por séries como O Poder e a Lei e American Idol. Por outro lado, a produção de longas-metragens caiu 21%.
A FilmLA destacou que todos os filmes rodados localmente foram produções independentes, refletindo uma tendência de estúdios de Hollywood filmando no exterior, devido a incentivos fiscais melhores.
As filmagens fora dos EUA se tornaram atrativas pela valorização do dólar, mas os gastos com produção na Califórnia caíram 7%US$ 1,42 bilhão no segundo trimestre.
Para enfrentar essa concorrência, o governador Gavin Newsom expansou o crédito fiscal para filmes e TV na Califórnia para US$ 750 milhões anuais. O presidente da FilmLA, Paul Audley, expressou otimismo com essa medida.