Lira sobre IR: ‘Não há expectativa de tramitação fácil e IOF não deve impactar’
Deputado destaca dificuldades na tramitação do projeto de isenção do Imposto de Renda. Expectativa é de que o debate em plenário traga emendas e mudanças ao texto aprovado na comissão.
Deputado Arthur Lira (PP-AL) afirmou que a votação do projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil não será fácil.
Após a aprovação em comissão especial, ele declarou: "Não causarei expectativa de tramitação fácil no plenário". A previsão é que o texto seja pautado em agosto.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), definirá a data para análise. Lira destacou que o debate no plenário será mais aberto, permitindo mudanças e emendas.
Ele enfatizou a necessidade de convencimento dos deputados, afirmando que o texto é da maioria do plenário e discutiu as semelhanças com o projeto do governo, ressaltando: "No cerne, é similar, mas não igual".
Lira também mencionou que uma decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não deve afetar a tramitação do projeto.
Sobre a reincorporação do redutor, ele disse que a sobra de R$ 12,7 bilhões foi usada para compensá-lo, com expectativas de déficit mínimo.