Líderes parabenizam Daniel Noboa por vitória no Equador; Lula ainda não se manifestou
Líderes de diversos países expressaram apoio a Daniel Noboa, ressaltando a importância da democracia no Equador. A reeleição ocorre em meio a alegações de fraude por parte da candidata derrotada, Luisa González.
Líderes internacionais parabenizaram Daniel Noboa pela sua reeleição à presidência do Equador neste domingo (13).
Herdeiro da maior fortuna do país, ele promete intensificar o combate ao narcotráfico até 2029. A candidata derrotada, Luisa González, denunciou fraude e não reconheceu o resultado.
Os EUA, Argentina, Chile, Paraguai e Guatemala já reconheceram a vitória; o governo de Luiz Inácio Lula da Silva ainda não se pronunciou até a tarde de segunda (14).
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou Noboa como "um grande líder para o povo do Equador" e elogiou seu papel como aliado na região. Ele também solicitou apoio militar a Washington e considerou a possibilidade de retornar bases militares estrangeiras ao país.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, parabenizou Noboa por sua reeleição e reconheceu a importância da participação democrática do povo equatoriano. O presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, também desejam sucesso ao novo mandato de Noboa.
A chancelaria argentina publicou uma nota oficial congratulando Noboa. A opositora venezuelana María Corina Machado descreveu a reeleição como uma vitória para a liberdade e democracia, mas Nicolás Maduro e sua chancelaria ainda não se manifestaram.