Líder do PL diz que anistia do 8/1 é “questão de dias” e critica STF por “vingança”
Deputado destaca que anistia aos envolvidos nos atos golpistas está próxima de ser aprovada, com apoio crescente de parlamentares. A proposta visa "pacificar" o país, mas enfrenta críticas sobre possíveis consequências para a justiça.
Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirmou que a aprovação da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro é questão de dias.
Em entrevista, criticou o Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de atuar por “vingança”. Ele declarou: “A anistia é uma questão de dias. O que o STF está fazendo não é justiça, é vingança.”
O deputado anunciou que já obteve 257 assinaturas para um requerimento de urgência que pode acelerar a tramitação do projeto. Até a madrugada de sexta-feira, 258 parlamentares apoiavam a proposta, incluindo 144 de partidos aliados ao governo.
Segundo Sóstenes, o ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos principais apoiadores da ideia e sugeriu discrição na divulgação das assinaturas. Ele também afirmou que a proposta tem o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), embora Motta resista a pautar o tema no plenário.
A proposta de anistia é vista por apoiadores bolsonaristas como uma forma de pacificar o país, mas governistas alertam que pode gerar impunidade para atos antidemocráticos.
A decisão final sobre pautar o requerimento, no entanto, cabe a Hugo Motta, que busca alternativas intermediárias e evita conflitos diretos com o STF.