Líder da Coreia do Norte pede a soldados que se preparem ‘para uma guerra real’
Kim Jong Un destaca a necessidade de prontidão militar em meio ao apoio da Coreia do Norte à Rússia. O líder também reforça laços estratégicos entre Pyongyang e Moscovo durante o conflito na Ucrânia.
Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, pediu ao seu Exército que se prepare “para uma guerra real” durante uma competição de tiro de unidades de artilharia, informou a imprensa estatal nesta quinta-feira (24).
Essa declaração surgiu após a Coreia do Norte enviar soldados e armas para apoiar a Rússia na guerra da Ucrânia. A Televisão Central da Coreia divulgou imagens dos soldados disparando projéteis contra o mar.
Kim foi visto observando a competição com binóculos, acompanhado por dois oficiais. Ele incentivou os soldados a estarem prontos “para uma guerra real” e a serem capazes de “destruir o inimigo em cada batalha” segundo a KCNA.
Inteligência da Coreia do Sul e ocidentais relatam que, no ano passado, Pyongyang enviou mais de 10.000 soldados e armamentos para a região russa de Kursk. A luta resultou em cerca de 600 soldados norte-coreanos mortos e milhares feridos.
A Coreia do Norte e a Rússia, ambas sob sanções, assinaram um acordo militar em 2022 que inclui defesa mútua. Kim reafirmou seu apoio à Rússia em julho, durante encontro com o chanceler russo, Serguei Lavrov.
*Com informações da AFP