Lewandowski participa de audiência na Câmara após governo enviar PEC da Segurança
Ministro da Justiça discute PEC da Segurança Pública em audiência, destacando desafios na aprovação da proposta. Expectativa é que a tramitação da PEC seja acelerada, apesar de sua relatoria estar nas mãos da oposição.
Participação de Lewandowski na Câmara
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, participará nesta terça-feira, 29, de audiência na Comissão de Segurança da Câmara. Esta será sua terceira participação no colegiado, mas a primeira deste ano.
A audiência ocorre uma semana após o governo enviar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública ao Congresso. A PEC, uma das prioridades do governo, visa organizar e intensificar o combate ao crime organizado.
Para ser aprovada, a proposta precisa do aprovação de três quintos da Câmara e do Senado.
Em evento recente, o presidente da Câmara, Hugo Motta, garantiu que dará prioridade total à tramitação da PEC. A relatoria da proposta, no entanto, foi designada a Mendonça Filho (União-PE), um parlamentar de oposição.
Mendonça, vice-líder da oposição e um dos principais críticos ao governo, foi um apoiador do impeachment de Dilma Rousseff e integrou o governo de Michel Temer.
A audiência foi convocada após um comentário polêmico de Lewandowski sobre a atuação da polícia, que teria gerado repercussão negativa. A Comissão de Segurança é presidida pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que tem maioria de oposição.