HOME FEEDBACK

Leilão de ponte entre Brasil e Argentina é cancelado após não receber nenhuma proposta

Cancelamento do leilão expõe falta de interesse privado na ponte internacional. Ministério dos Transportes promete análise técnica para identificar motivos da ausência de propostas.

Leilão da concessão da ponte internacional de São Borja é cancelado

O leilão da concessão da ponte internacional de São Borja, que liga Brasil à Argentina, foi cancelado nesta sexta-feira, 4, após nenhuma proposta ser recebida. O evento, agendado para Foz do Iguaçu (PR), foi suspenso pelo Ministério dos Transportes.

A pasta afirmou que fará uma análise técnica aprofundada para entender a falta de interessados no projeto. "O leilão foi cancelado devido à ausência de proponentes. O Ministério dos Transportes realizará uma análise detalhada para identificar os fatores que influenciaram o resultado", diz a nota oficial.

A concessão abrange um trecho de 15,6 km entre São Borja (RS) e Santo Tomé (Argentina), com duração prevista de 25 anos. A ponte sobre o rio Uruguai é crucial para o fluxo comercial entre Brasil, Argentina e Chile. Entre as melhorias planejadas estão:

  • Melhorias no acesso;
  • Pátios para caminhões e veículos apreendidos;
  • Modernização do sistema de iluminação.

A estrutura foi inaugurada no fim dos anos 1990 e o contrato original com a concessionária Mercovia S.A. expirou em 2020, sendo prorrogado até um novo edital.

Barreiras para a realização do leilão

O leilão, inicialmente programado para janeiro, foi suspenso por uma liminar do Tribunal de Contas da União (TCU) após uma denúncia relatando irregularidades. Em janeiro, o TCU revogou a suspensão, após a Advocacia-Geral da União alegar que a Comissão Mista Argentino-Brasileira (Comab) deveria decidir sobre o processo. A maioria dos ministros entendeu que o TCU não tem jurisdição sobre a Comab.

Leia mais em exame