Kataguiri aciona Conselho de Ética contra Xakriabá após discussão
Deputados trocam ofensas em sessão tumultuada sobre licenciamento ambiental, resultando em representações mútuas no Conselho de Ética. Kim Kataguiri solicita punições severas contra Célia Xakriabá após acusações de agressões e comentários xenófobos.
Deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) acionou o Conselho de Ética da Câmara contra a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) por suposta agressão física e ofensas durante sessão em 17.jul.2025.
Kataguiri alega que Xakriabá o chamou de “deputado estrangeiro” devido à sua ascendência. Ele afirma ser brasileiro nato, com raízes japonesas, indígenas, africanas, portuguesas e italianas.
A representação menciona a agressão física a Coronel Meira (PL-PE), que foi contido pela colega Coronel Fernanda (PL-MT). Kataguiri afirma que permaneceu em silêncio e que as imagens da sessão comprovam sua versão.
Ele classificou os comentários de Xakriabá como xenófobos e racistas, pedindo sanções disciplinares, incluindo a suspensão do mandato dela por até 6 meses. Célia, por sua vez, também protocolou uma representação contra Kataguiri.
Durante a votação das mudanças no licenciamento ambiental, ambos trocaram ofensas. Kataguiri criticou contrapartidas referentes à Usina de Belo Monte, enquanto Célia alegou que ele não conhecia a realidade brasileira.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), precisou solicitar a intervenção da Polícia Legislativa para restabelecer a ordem no plenário.