HOME FEEDBACK

Justiça de MG acolhe denúncia, que pode tornar Nikolas Ferreira inelegível; entenda

Deputado é acusado de disseminar fake news para prejudicar candidatura rival. Justiça determina prazo para defesa em processo que pode levar à cassação do mandato.

Justiça Eleitoral de Minas Gerais acolheu denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE-MG) contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e outros dois parlamentares.

No dia 25 de agosto, a decisão pode levar à perda de mandatos e inelegibilidade por até oito anos.

O deputado é acusado de espalhar informações falsas durante as eleições municipais de Belo Horizonte em 2024. A denúncia alega que Ferreira utilizou as redes sociais para acusar o então candidato Fuad Jorge Noman Filho (PSD-MG) de expor crianças a conteúdo impróprio.

O objetivo seria prejudicar a imagem de Noman, favorecendo o adversário Bruno Engler no segundo turno. Noman venceu, mas faleceu de câncer em março deste ano.

A decisão, do juiz Marcos Antônio da Silva, estipula prazo de 10 dias para os parlamentares apresentarem defesa.

Se condenados, os envolvidos poderão pagar indenizações, ter seus mandatos cassados e se tornar inelegíveis por até oito anos.

Nikolas Ferreira fez um post nas redes sociais sobre a denúncia, dizendo: “Querem calar milhões… mas estamos aqui e de pé.”

Leia mais em infomoney