Justiça britânica condena 3 por incêndio em depósito para Ucrânia
Condenação marca um avanço na aplicação da nova Lei de Segurança Nacional no Reino Unido. Acusados foram classificados como aliados do Grupo Wagner, com o ataque visando crucial apoio à Ucrânia.
Júri londrino condena 3 homens por ataque incendiário a depósito da Starlink destinado à Ucrânia.
No julgamento, realizado em 8 de julho de 2025, os acusados Nii Mensah, Jakeem Rose e Ugnius Asmena, todos do Reino Unido, foram considerados culpados por associações ao Grupo Wagner, organização mercenária russa.
Outros dois homens, Dylan Earl e Jake Reeves, já haviam se declarado culpados anteriormente. Todos os envolvidos têm entre 20 e 23 anos.
O ataque ocorreu em março de 2024 em Londres, visando um depósito de um empresário ucraniano, que armazenava dispositivos de comunicação via satélite da Starlink e geradores para a Ucrânia.
Os promotores apresentaram provas de que Dylan Earl coordenou a ação em nome do Grupo Wagner, com a intenção de interromper o suporte logístico à Ucrânia.
As autoridades britânicas ressaltaram que este é o primeiro processo bem-sucedido sob a Lei de Segurança Nacional de 2023, que ampliou os poderes para processar atividades de espionagem modernas e ameaças à segurança nacional.