HOME FEEDBACK

Juiz solta estudante palestino detido em entrevista de imigração nos EUA

Estudante palestino detido por protestos em Nova York conquista liberdade após intervenção judicial. O juiz argumentou que a prisão visava silenciar sua expressão política, protegida pela Constituição dos EUA.

Juiz federalMohsen Mahdawi, estudante palestino detido por participar de protestos contra a guerra em Gaza na Universidade de Columbia.

Mahdawi, que se formará em Columbia no próximo mês, é um dos líderes dos protestos e estava envolvido em um processo de naturalização. Ele foi preso em 14 de abril ao se apresentar para a entrevista do processo.

O juiz Geoffrey Crawford afirmou que Mahdawi tinha uma “alegação substancial” de que sua prisão visava silenciar seu discurso, protegido pela Primeira Emenda.

Muitos estudantes têm sido detidos desde o governo de Donald Trump, especialmente aqueles que protestam contra a guerra provocada por ataques do Hamas, que resultaram em mais de 52 mil mortos na Faixa de Gaza.

A Casa Branca enfrenta universidades de elite, acusando-as de ceder ao antissemitismo nos campi. A Universidade de Columbia é criticada por ceder às exigências do governo para evitar a perda de subsídios.

Mahdawi, com 34 anos e residente legal permanente há 10 anos, expressou desconforto com sua detenção, questionando: “O que fizeram comigo? Me prenderam porque levantei a voz e disse não à guerra, sim à paz.”

Leia mais em estadao