HOME FEEDBACK

Jornalista dos EUA pede ao STF para entrevistar Filipe Martins

Michael Shellenberger busca autorização do STF para entrevistar ex-assessor de Bolsonaro, argumentando que a liberdade de imprensa deve ser respeitada. A defesa de Filipe Martins ressalta que a realização da entrevista não prejudicaria o andamento do processo judicial em curso.

Jornalista pede autorização ao STF para entrevistar Filipe Martins

O jornalista norte-americano Michael Shellenberger, autor de reportagens dos Twitter Files Brasil, solicitou, em 31 de julho de 2025, ao STF autorização para entrevistar Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais da Presidência sob Jair Bolsonaro.

O pedido foi feito ao ministro Alexandre de Moraes, com Martins demonstrando interesse em conceder a entrevista remota, gravada em áudio e vídeo. O advogado de Shellenberger, André Marsiglia, argumenta que proibir a entrevista seria uma forma de censura e violaria a liberdade de imprensa.

Martins é réu por tentativa de golpe de Estado, com a denúncia aceita por unanimidade pela PGR em 22 de abril de 2025. Marsiglia defende que a maioria dos atos investigativos foi concluída e que a entrevista não prejudicaria o processo.

Anteriormente, Moraes proibiu Martins de dar entrevistas, citando risco de tumulto processual, embora não tenha esclarecido esse risco. O Poder360 defendeu que o interesse público justifica a realização da entrevista e mencionou a igualdade de tratamento entre réus.

Martins foi preso em 8 de fevereiro de 2024, solto em agosto de 2024 por Moraes. Sua defesa contesta a teoria de que ele viajou aos EUA, e a Polícia Federal não apresentou provas concretas. A Latam confirmou que Martins estava em Brasília na data indicada, e sua prisão foi decretada mesmo com evidências de que ele estava no Paraná e não foragido.

Moraes impôs medidas cautelares após a liberdade de Martins. Detalhes adicionais sobre essas medidas não foram incluídos no documento.

Leia mais em poder360