HOME FEEDBACK

JOLTS: abertura de vagas de emprego nos EUA cai para o nível mais baixo desde setembro passado

Número de vagas de emprego cai para 7,19 milhões, o menor desde setembro de 2022, apontando uma desaceleração no mercado de trabalho. Demissões diminuem e a confiança dos trabalhadores em buscar novas oportunidades aumenta, apesar da incerteza econômica.

Vagas de emprego nos EUA caem para novo mínimo

As vagas de emprego nos Estados Unidos caíram para 7,19 milhões em março, o menor nível desde setembro do ano passado, segundo o relatório JOLTS. O dado sinaliza demanda mais fraca por mão de obra em meio à incerteza econômica.

As vagas disponíveis diminuíram, ficando abaixo das estimativas de economistas da Bloomberg e dos 7,5 milhões de postos em fevereiro. Contudo, o número de demissões caiu e muitos trabalhadores deixaram seus empregos voluntariamente, amenizando o impacto da queda nas vagas.

Após a divulgação do relatório, o dólar permaneceu estável, com leve alta de 0,02% a R$ 5,648, enquanto os principais índices de ações também se mantiveram estáveis.

Próximos relatórios importantes:

  • Relatório ADP nesta quarta-feira sobre vagas criadas no setor privado.
  • Relatório payroll, na sexta-feira, detalhando vagas, taxa de desemprego e salário médio por hora.

A demanda por trabalhadores está enfraquecendo, com empregadores adiando gastos na expectativa de mais clareza das políticas do governo. Economistas aguardam o boletim econômico que deve mostrar uma desaceleração acentuada do PIB no primeiro trimestre.

O número de demissões caiu para o menor nível desde junho, enquanto a taxa de desistência atingiu o mais alto desde julho, indicando uma confiança crescente entre os trabalhadores.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, classifica o mercado de trabalho como sólido e espera que as taxas de juros se mantenham estáveis na próxima reunião. Entretanto, as tarifas podem aumentar as pressões inflacionárias, gerando temores de recessão.

A proporção de vagas por trabalhador desempregado caiu para 1,0, o menor nível desde setembro. Economistas levantam questionamentos sobre a confiabilidade dos dados do JOLTS devido à baixa taxa de resposta. Um índice da Indeed também apontou uma queda nas vagas.

Leia mais em o-globo