JD Vance diz que Rússia e Ucrânia devem alcançar acordo ou EUA abandonarão negociações
Vice-presidente dos EUA pressiona por acordo entre Rússia e Ucrânia, ameaçando retirada da mediação. Encontro em Londres busca avanços nas negociações para encerrar o conflito.
Vice-presidente dos EUA, JD Vance, afirma que Rússia e Ucrânia devem alcançar um acordo de paz ou Washington se retirará das mediações.
Durante visita à Índia, Vance declarou que os EUA fizeram uma proposta explícita às partes envolvidas, incluindo a troca de territórios. Ele ressaltou: “é hora para que digam sim ou para que os Estados Unidos se retirem deste processo”.
Representantes dos EUA, Ucrânia e sete países europeus se reúnem em Londres em uma nova tentativa de acabar com a guerra.
Vance destacou: “É o momento de parar com as mortes e congelar as linhas territoriais”. Isso requer que tanto ucranianos quanto russos renunciem a partes de seus territórios.
Embora o presidente americano, Donald Trump, prometesse um acordo em 24 horas, ele não conseguiu concessões de Vladimir Putin. Um acordo separado para suspender ataques a instalações de energia por 30 dias foi celebrado, mas o Kremlin considera a moratória já encerrada.
Publicado por Luisa Cardoso
Com informações da AFP